Empresários e parlamentar discutem projeto que substitui sacolas plásticas

Quinta-feira, 01 de agosto de 2019

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, recebeu, na última segunda-feira, 29, a deputada estadual Fátima Canuto (PRTB), com quem discutiu o projeto de lei nº. 113/2019.

De autoria da parlamentar, o PL dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas não recicláveis e não retornáveis, em estabelecimentos comerciais, de todo o Estado. Da reunião, participaram ainda o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, e os empresários Gilvan Severiano Leite e Wander Lôbo Araújo, respectivamente presidente e diretor do Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast/AL).

Na oportunidade, os empresários apresentaram sugestões que, avaliadas pela deputada, possam adequar o projeto às necessidades da Indústria. “Buscamos o diálogo, ressaltando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de nossa economia”, afirmou o presidente da Fiea.

Lembrando que o PL 113/2019 já tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Poder Legislativo alagoano, a deputada Fátima Canuto se disse satisfeita em dialogar com as lideranças do setor produtivo, especificamente da cadeia do plástico.

“Conversamos sobre formas de aperfeiçoar nosso projeto”, afirmou ela. Com o projeto, a parlamentar propõe a substituição das sacolas plásticas não recicláveis por outras ecologicamente corretas, reutilizáveis/retornáveis, com mais de 51% de material proveniente de fontes renováveis.