22/08/2025

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CNI reúne comunicadores de todo o país para conectar ideias, negócios e pessoas

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Brasília recebeu mais de 130 comunicadores da CNI, SESI, SENAI, IEL e das federações da indústria de todo o país para dois dias de aprendizado a partir de temas como I.A, reputação nas empresas e gerenciamento de crise


Mais do que discutir tendências, o 1º Encontro de Comunicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi um espaço para ouvir histórias, conhecer casos reais e aprender com a experiência uns dos outros. Reunidos em Brasília nos dias 19 e 20 de agosto, mais de 130 profissionais de comunicação do Sistema Indústria compartilharam vivências, trocaram ideias e descobriram caminhos comuns para enfrentar desafios e ampliar o alcance da comunicação em todo o país.

O diretor de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Nilson Vargas, trouxe como exemplo a Rota FIERG, um programa de aproximação entre as indústrias e as realidades locais. Trabalho feito com visitas, escutas ativas e diálogo com pequenas e médias indústrias.

Além de aproximar a entidade das indústrias locais, a imersão possibilita o debate e a identificação das prioridades da região, muito por conta da comunicação mais efetiva. Segundo Nilson, o encontro foi uma ponte para elevar a relação entre os comunicadores das federações.

“O contato próximo, a troca de vivências, a percepção de que muitos desafios são comuns e a solução pode estar num projeto conduzido em outro estado abrem novas portas para parcerias e iniciativas em conjunto. A pauta diversificada dos debates, que incluiu temas como Inteligência Artificial, Diversidade e gestão de conteúdos, enriqueceu muito os dois dias de discussão”, disse Nilson.

Representante do Espírito Santo, Beatriz Seixas, gerente de Comunicação e Relações Públicas da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), inspirou com histórias sobre “indústria em rede” e a participação das mulheres no setor. “ Foi muito importante reforçar o papel estratégico da comunicação não só para o desenvolvimento da indústria, como para a conexão deste setor tão relevante junto à sociedade. Ter a oportunidade de compartilhar experiências e ouvir outras federações foi enriquecedor. Uma boa comunicação requer escuta ativa e atualização constante”, comentou Beatriz.

Branding e reputação

A abertura do encontro trouxe um debate de alto nível: branding e reputação foram o tema do bate-papo comandado por dois especialistas no assunto, Alexandre Loures, sócio-controlador e líder da Área Privada na FSB Holding – maior ecossistema de gestão de reputação da América Latina; e Ricardo Sapiro, sócio-fundador da agência Touch Branding, a frente de grandes marcas como Nestlé, Gerdau, Petrobras, Unilever.

O clima foi de dobradinha: enquanto Sapiro trouxe conceitos e apresentou um case da Gerdau, com várias percepções; Loures mostrou como transformar posicionamento e reputação em estratégia prática, conectada com o negócio e com o público.

A programação do encontro foi pensada para trazer diferentes experiências. Os de aprendizado, com os painéis, sempre com abertura para responder às perguntas ou tirar dúvidas do público participante; o dos cases, com exemplos e histórias reais, e também de oficinas, com temas pertinentes para a comunicação.

O painel Mídias Sociais e Influenciadores Digitais reuniu o publicitário Leandro Albuquerque, representando o TikTok, e o gerente de contas André Fagundes, representando o LinkedIn, sob moderação da gerente de Criação de Publicidade e Mídias Sociais da CNI, Joana Pericas.

Os especialistas debateram como as redes sociais têm transformado estratégias de comunicação e engajamento, explorando diferenças-chave em públicos e formatos de conteúdo e algoritmos. Além disso, os especialistas destacaram como criadores de conteúdo e marcas podem potencializar a presença digital de forma estratégica e autêntica, com dicas de ferramentas das próprias plataformas.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar profissionais da comunicação?

Na oficina “Inteligência Artificial e novos formatos para a Comunicação”, o pesquisador em ciência da informação pela UniRio Bruno Rodrigues trouxe esse questionamento para o debate: como a I.A pode ajudar? Rodrigues mostrou que é possível aperfeiçoar a produção de conteúdo para as mais diversas plataformas com a parceria dessa ferramenta e deu dicas importantes sobre como fazer isso.

Segundo Rodrigues, a IA não é uma moda passageira. “Ela veio para ficar e quem não se atualizar e aprender a utilizar a ferramenta de forma profissional e assertiva já está ficando para trás”, comentou.

Crise?

Um dos maiores especialistas em comunicação em gestão de crise em organizações públicas e privadas, o comunicador João José Forni foi um dos painelistas do tema “Crise em tempo real”, que também contou com a doutora em comunicação e diretora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS, Rosangela Florczak.

Em um período tomado pelo tarifaço, a palavra crise tem sido cada vez mais comum no cotidiano de organizações públicas e privadas. Mas, como enfrentar cenários que podem colocar em risco a imagem e reputação das instituições e qual o papel da comunicação na gestão de crise?

Para Forni, sete elementos são fundamentais para o gerenciamento estratégico que começa com a escolha de um líder, um plano de crise, o envolvimento do time de comunicação, a identificação dos stakeholders, a construção de mensagens-chave, a preparação dos porta-vozes e o tempo estratégico para respostas.

Rosangela Florczak reforçou a necessidade dos planos de prevenção e de mitigação, já que as crises deixaram de ser extraordinárias e tornaram-se cenários permanentes, inclusive nas redes sociais. Florczak diz que é preciso estamos preparados para enfrentar momentos difíceis com efetividade e segurança.

O painel foi moderado pelo superintendente de Jornalismo do Sistema Indústria, Rafael Mônaco.

Encontro dos comunicadore

+ Diversidade

Um dos painéis foi sobre Diversidade na Comunicação. Participaram Marcelo Ramos, gerente de Desenvolvimento Estratégico e Sustentável (ESG) do SENAI CETIQT; Anna Brandão, especialista de RH e responsável pelo programa de Diversidade do Sistema Indústria; e Ana Rosa Fagundes, gerente de Comunicação Institucional, trouxe um case de inclusão e comunicação do Sistema FIEMT.

A moderação ficou com a analista da Diretoria de Comunicação da CNI Thays Amorim. “O debate de diversidade, equidade e inclusão é fundamental porque amplia vozes, fortalece as organizações e aproxima as pessoas. Foi um momento de escuta, compartilhamento e aprendizado para uma comunicação mais inclusiva e plural”, afirmou Thays.

Para fechar a programação com chave de ouro, os comunicadores visitaram o SESI Lab. O museu que conecta arte, ciência, tecnologia e educação. O diretor de Comunicação do Sistema Indústria, André Curvello, acredita que a comunicação é ferramenta indispensável na transformação do mundo. “Dois dias debatendo comunicação e temas ligados ao sistema indústria. Nosso encontro de comunicadores termina com uma certeza: ano que vem tem mais. Mais próximos e mais fortes. Agradeço ao presidente Ricardo Alban, colegas de diretoria e toda a equipe que viabilizou a realização deste evento”, afirmou Curvelo.

Um dos parceiros do evento, o Conselho Nacional do SESI (Cnsesi), foi representado pela gerente-executiva de Comunicação Institucional do Cnsesi, Vanessa Ramos. A gerente citou o filósofo Paul Ricœur para falar sobre construção de memórias. “O que a gente está fazendo aqui é construir memórias. Paul Ricœur fala que memória é um conjunto de narrativas, e o ato de contar histórias promove lembranças, constrói histórias e também identidade. E isso importa muito. Encontro como esse não acontece há cerca de 10 anos. Pode contar com o Conselho para que outros aconteçam”, garantiu Vanessa.