Encontro com Joaldo Cavalcante proporcionou troca de experiências e aprendizado
12/12/2023

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Alunos do Sesi que fazem Robótica são recebidos pelo secretário de Estado da Comunicação

Educação

Estudantes da Escola Sesi Cambona foram recebidos, nesta terça-feira (28), pelo secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante. Além de apresentar o que a Rede Sesi de Educação Básica desenvolve no âmbito da Robótica, o momento que ocorreu no Palácio República dos Palmares foi uma oportunidade para os alunos ouvirem a experiência do secretário como […]


Estudantes da Escola Sesi Cambona foram recebidos, nesta terça-feira (28), pelo secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante. Além de apresentar o que a Rede Sesi de Educação Básica desenvolve no âmbito da Robótica, o momento que ocorreu no Palácio República dos Palmares foi uma oportunidade para os alunos ouvirem a experiência do secretário como escritor, uma vez que o tema da temporada 2023/2024 da Robótica lançada pelo Sesi Nacional é “Artes”. 

 A diretora da Escola Sesi Cambona, Alessandra Damacena, considera importante mostrar para a sociedade que a Robótica não diz respeito somente aos robôs e como a disciplina desenvolve nos jovens alagoanos um conjunto de competências importantes para a vida em sociedade e para posicioná-los no mercado de trabalho.

 Dessa forma, a Robótica ajuda tanto no desenvolvimento da Indústria quanto do nosso Estado. “Essa habilidade de comunicação que os nossos estudantes têm, essa desenvoltura, são todas competências desenvolvidas, também, através da Robótica”, explicou ela.

Autor de livros como “Major Barros da Pedra Branca” e “A Última Reportagem”, Joaldo Cavalcante disse aos jovens estudantes que, em tempos de intolerância ao diálogo, é importante respeitar as diferenças “e cada vez mais prestigiar e valorizar a capacidade de dialogar e trocar informação. Isso gera muito conhecimento”.

O secretário revelou o segredo para entrar no mundo da Literatura. “É preciso ter cada vez mais a capacidade de uma leitura ampla da realidade. É preciso cultivar o hábito de leitura, de [buscar] conhecimento em geral. (…) De esperança, de foco, de compromisso, de buscar cada vez mais o conhecimento, a informação, porque é assim que a gente vai construir um mundo melhor, com certeza”, declarou.

Para o aluno da Escola Sesi Cambona, Ruan Gabriel, a conversa com o secretário trouxe muitas lições. “A gente aprendeu muito mais em relação ao mundo do Jornalismo, como é feito o trabalho e também como é a arte da escrita. Além disso, como mostrar o poder de Alagoas e do Nordeste em si. Levar esse conhecimento e mostrar como as ferramentas podem ser utilizadas para fazer diferentes coisas apenas depende da própria união, da própria comunidade”, afirmou.

Do encontro, participaram ainda o secretário executivo de Estado da Comunicação, Wendel Palhares; o técnico de Robótica do Sesi Matheus Lima; os integrantes da FTCamb Anthony Gabriell, Juan Carlos e Anazélia; da Cambtec, Elayne Araújo; e da Robocamb, Mharia Eduarda.