19/12/2023

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Sesi Alagoas faz história no torneio regional de robótica na Bahia

Notícias SESI

Equipes conquistaram o maior número de prêmios nas principais categorias As equipes do Sesi Alagoas fizeram história na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL), realizada nos últimos dias 15 e 16 de dezembro, na Escola Sesi Djalma Pessoa, no bairro de Piatã, em Salvador-BA. Os alagoanos trouxeram o maior […]


Equipes conquistaram o maior número de prêmios nas principais categorias

As equipes do Sesi Alagoas fizeram história na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL), realizada nos últimos dias 15 e 16 de dezembro, na Escola Sesi Djalma Pessoa, no bairro de Piatã, em Salvador-BA. Os alagoanos trouxeram o maior número de prêmios nas categorias principais de um regional desde 2014, quando participou da primeira competição.

Na capital baiana, a equipe Sesi Senai Roboben (Benedito Bentes) conquistou o 1° lugar na categoria “Champions Award”, que teve outro time alagoano na segunda colocação: a Sesi Robocamb (Cambona). O pódio se repetiu no “Desempenho do Robô”. Já no “Desafio do Robô” deu Roboben em primeiro lugar.

A Sesi Senai Roboben é formada por alunos “estreantes” do 6º ano, o que exigiu muita superação, garra, persistência e colaboração em equipe. “Sinto um profundo orgulho por esses jovens. É importante destacar que o significado desta jornada vai além dos prêmios, centrando-se no valioso aprendizado conquistado. Este é apenas o ponto de partida de uma promissora trajetória com essa nova formação de alunos. Estou animado com o potencial e a evolução que veremos”, disse o treinador, Rian Gabriel.

Segundo a integrante da Roboben Maria Eduarda Gomes dos Santos, 12, não faltaram descobertas, união, trabalho em equipe e persistência. “Foi algo que nós tivemos nessa nossa primeira temporada como iniciantes do 6º ano. A experiência de estar em uma equipe de FLL reapresentando o meu estado junto aos meus amigos é incrível. A participação nesse regional vale muito mais do que qualquer prêmio”, destacou.

Participaram do regional em Salvador 35 equipes da Bahia, Sergipe e Alagoas, totalizando 245 competidores, de escolas públicas, particulares e equipes de garagem. No final, as duas equipes do Sesi Alagoas, duas da Bahia e uma de Sergipe garantiram vagas no torneio nacional, que acontece de 29 de fevereiro a 2 de março de 2024, em Brasília-DF.

O coordenador de Robótica do Sesi Alagoas, professor Eduardo Monteiro, disse que o resultado conquistado no regional da Bahia foi extraordinário. Para chegarem ao Nacional preparados, os estudantes vão treinar durante as férias. “Agora, eles vão melhorar ainda mais porque a gente sabe que o nível lá é outro e os treinos vão retornar com essas equipes lá no início de janeiro”, explicou. Mas, ainda faltam duas etapas regionais, uma no Maranhão e outra em Pernambuco. A meta do Sesi é classificar quatro equipes para o FLL.   

Batizada de Masterpíece, a temporada 2023/2024 do Fist Lego League Challenge (FLL) mobilizou os estudantes a explorar como o teatro, o cinema, a música e o design unem as pessoas e permitem criar o futuro. As equipes foram desafiadas a colocar em prática sua criatividade integrada à ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) para inspirar grandes ideias.