Alunos da Escola Sesi Cambona transformam realidade em instituição que atua no Reginaldo
18/01/2024

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Alunos da Escola Sesi Cambona transformam realidade em instituição que atua no Reginaldo

Notícias SESI

Turma da equipe FTCamb doa kits de robótica, jogos didáticos e treina professores da Escola Pr. Albérico Souza


Turma da equipe FTCamb doa kits de robótica, jogos didáticos e treina professores da Escola Pr. Albérico Souza

Uma iniciativa de estudantes da Escola Sesi Cambona, integrantes da equipe de robótica FTCamb – que participa de competições locais e nacionais de robótica na categoria FTC (First Tech Challenge) –, promete mudar a realidade na Escola Pr. Albérico Souza. A instituição beneficiada é mantida pela Igreja Batista do Farol e atende à comunidade do Vale do Reginaldo, em Maceió.

Durante o ano letivo, os alunos do Sesi acabam compreendendo o potencial da robótica no desenvolvimento das competências dos jovens e, assim, se articularam para mudar o cenário de crianças em situação de vulnerabilidade. Por isso, doaram quatro kits de robótica, dez de jogos didáticos e promoveram a formação docente, por meio de treinamento realizado no último mês de dezembro.

O aluno Sesi Anthony Gabriell, responsável pela programação da FTCamb, conta que um dos materiais didáticos sobre robótica educacional entregues à Escola Pr. Albérico Souza foi elaborado pela própria equipe. “Nele, nós descrevemos algumas atividades relacionadas às cidades sustentáveis e como a robótica impacta nesse meio. Dentro desse material, também demonstramos maneiras de utilizar meios sustentáveis para a criação de atividades relacionadas à robótica educacional”, explicou.

O propósito da iniciativa é a multiplicação de conhecimentos e de valores. “O intuito desta ação é difundir e promover a First de maneira prolongada, firmando parcerias com essas escolas no fornecimento de capacitações aos docentes. Além disso, incentivamos a implantação dos valores da First nas aulas que serão ministradas pelos professores, impactando positivamente no crescimento de metodologias educacionais nas escolas e no aprendizado dos alunos”, concluiu Anthony.

A diretora da Escola Sesi Cambona, Alessandra Damacena, afirma que os alunos, “articulados e preparados para o futuro que são”, enxergaram a oportunidade e se imbuíram da responsabilidade de fazer algo para mudar o cenário de crianças em situação de vulnerabilidade.

“Na Escola Sesi Cambona, acreditamos que a Educação transforma o mundo e, por isso, queremos levar nossa metodologia a mais e mais estudantes. Essa iniciativa da equipe FTCamb reflete bem a nossa intencionalidade pedagógica e a capacidade articuladora de nossos alunos, fruto dessa educação que desenvolve o protagonismo do estudante”, declarou.

Segundo ela, ações como esta fortalecem o processo de aprendizado e estimula o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e autônomos. “Então, levar a robótica, através da formação docente e com a doação de materiais para uso no dia a dia da escola é estimular o estudante da Escola Albérico Souza a desenvolver, através da robótica, habilidades que repercutirão não só na sua rotina escolar, mas, que serão levadas para a vida, como criatividade, capacidade para solucionar problemas complexos, cooperação, trabalho em equipe”, ressaltou.

A diretora da Escola Pr. Albérico Souza, Gilda Araujo da Silva, revelou a expectativa positiva em relação à evolução do processo de ensino-aprendizagem. “Que alegria ter recebido esse projeto de robótica! Tanto os professores quanto os alunos foram extremamente abençoados com tal iniciativa. Aprendemos mais sobre desenvolver nossas habilidades, assim como adquirimos mais conhecimentos nessa área tão moderna. Que Deus continue abençoando vocês!”, declarou.