06/11/2025

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Alunos do SESI Alagoas participam do lançamento da Coleção SINPETE na 11ª Bienal do Livro

Educação Escola Sesi Notícias Notícias SESI Sesi

Projetos desenvolvidos na Escola SESI SENAI Benedito Bentes viram publicações científicas que unem inovação e sustentabilidade


A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas se transformou em um verdadeiro palco para a ciência feita na escola, durante o lançamento, na terça-feira (4) da Coleção SINPETE – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Laboratório de Mentoria (LabMent), tem como propósito fortalecer a pesquisa escolar, promover a cultura científica e estimular práticas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O lançamento reuniu 30 projetos escolares de pesquisa e intervenção desenvolvidos por mais de 100 autores — entre professores e estudantes de diferentes níveis de ensino — de nove municípios alagoanos. Entre eles, três projetos da Escola SESI SENAI Benedito Bentes foram selecionados e transformados em publicações científicas: Cobogós com Alma Alagoana, Gess Eco e Sargassole.

Segundo a coordenadora de Educação Básica do SESI, Marseille Lessa, as produções aliam criatividade, sustentabilidade e inovação, reforçando o compromisso do SESI Alagoas com uma educação que forma jovens críticos, protagonistas e comprometidos com o futuro.

O projeto “Cobogós com Alma Alagoana: renda filé, arquitetura e sustentabilidade”, orientado pelo professor Claitton Lourenço da Silva e desenvolvido pelos estudantes Lucas Afonso e Júlia Melissa, sob a mentoria do professor Müller Ribeiro, une tradição e inovação ao reinterpretar o artesanato local em soluções de arquitetura bioclimática.

Para o professor Claitton, participar da Bienal foi um marco de reconhecimento: “Estarmos na Bienal do Livro com três projetos é a concretização de um trabalho coletivo e da dedicação desses jovens pesquisadores.”

A segunda publicação, “Gess Eco: utilização sustentável de casca de ovo na produção de gesso”, orientado pela professora Madalena Ferreira da Silva e desenvolvido pelos estudantes Alicia Vitória Marques, Caio David Nunes e Yzis Maria da Rocha, sob mentoria do professor Eliemerson Sales, propõe o aproveitamento de resíduos alimentares como alternativa ecológica para o setor da construção civil.

A professora Madalena celebrou a conquista com emoção: “Estou orgulhosa dos nossos estudantes, deles estarem aqui lançando seu primeiro livro. Isso é algo que eles vão levar desde agora até sua carreira. É muito gratificante saber que iniciaram esse caminho e que, quando chegarem à universidade, terão essa bagagem.”

A estudante Alicia Vitória, uma das autoras do Gess Eco, destacou o aprendizado conquistado com a pesquisa: “Está sendo um momento maravilhoso, um processo cheio de aprendizagens”.

O terceiro trabalho, “Sargassole – É possível produzir borracha a partir do sargaço?”, orientado pela professora Thatiany de Sousa Pereira e desenvolvido pelos estudantes Sophia Lisboa, Iago Soares e Rhian Leite, investiga o potencial do sargaço como matéria-prima sustentável para a indústria de polímeros, representando uma inovação científica com foco ambiental e tecnológico.

Para o diretor da Escola SESI SENAI Benedito Bentes, Eduardo Barsi, o lançamento das publicações é reflexo de um processo educativo que valoriza a pesquisa e a curiosidade científica. “É a realização desse acompanhamento, o registro vivo da participação, do envolvimento e da busca desses meninos pelo conhecimento científico”.

Álbum de fotos no FLICKR