06/03/2024

Tempo médio de leitura estimado: 2 minutos

Escolas do Sesi/AL são premiadas no Festival Sesi de Robótica

Notícias SESI

Evento reuniu quase dois mil competidores de todo o país em Brasília


As escolas do Sesi Alagoas se destacaram por equipes e em uma categoria que premia o talento individual no torneio de robótica que aconteceu durante o Festival Sesi de Educação. O evento ocorreu entre 28 de fevereiro e 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). Foram quase dois mil competidores de todo o Brasil e 27,8 mil visitantes.

As competições envolveram as modalidades de First Lego League (FLLC), Firts Tech Challenge (FTC), First Robotic Competition (FRC) e F1 nas Escolas (F1). Os alunos correndo com robôs, o barulho de ferramentas, a oficina a todo vapor, os apitos dos juízes nas arenas de competição… “Só quem vive sabe” é o lema da robótica, porque entender a dinâmica do torneio é único.

Muito além dos robôs, a robótica ensina sobre trabalho em equipe, espírito de competidor, confiança, desempenho e traz muito conhecimento pra vida acadêmica e profissional.

Da Escola Sesi Cambona a equipe FTCamb conquistou os prêmios Divulgação – entregue à equipe que tirou um tempinho para gravar um vídeo chamando e apresentando a cultura STEM – e Motivação – equipe que incorpora a cultura da First e demonstra, claramente, o que significa ser uma equipe.

Já a Robocamb conquistou o 3º lugar na categoria Projeto de Inovação, que a classifica para o FLL Asia Pacific Open Championship em Sydney, Austrália. Nela, as equipes apresentam soluções para problemas reais da comunidade, sendo avaliadas pela criatividade e inovação. Individualmente, o aluno Anthony Gabriell Jatobá Henrique foi reconhecido na Dean’s List, que reconhece a liderança e a dedicação dos alunos mais destacados do ensino médio da First.

A Escola Sesi Senai Benedito Bentes foi destaque com a FTBen, que ganhou prêmios em duas modalidades: Design – equipe que utiliza princípios de programação e práticas de engenharia para desenvolver um robô sólido, durável, eficiente e com capacidade para realizar as missões do desafio garante o prêmio – e Aliança Finalista. A Roboben ficou em terceiro lugar no Desempenho do Robô.