Programa Sesi Pessoas com Deficiência encerra atividades de 2023 com vidas transformadas
13/12/2023

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Programa Sesi Pessoas com Deficiência encerra atividades de 2023 com vidas transformadas

Notícias SESI

Comemoração contou com histórias de sucesso e participação especial do CSA sub-15


Comemoração contou com histórias de sucesso e participação especial do CSA sub-15

O Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSCD) encerrou as atividades de 2023 nessa quinta-feira (12), com uma tarde comemorativa na quadra do Sesi Cambona. O evento contou com atividades do basquete autista, lanche coletivo, agradecimentos e um jogo festivo de futsal entre o time de surdos do Sesi e o CSA sub-15.

O professor do PSPCD, Pablo Lucini, disse que o programa tem, atualmente, cerca de 200 alunos, da capital e do interior, entre pessoas mentais, auditivas, cegas, físicas, hemofílicas, com microcefalia e autistas. Elas participam de uma verdadeira ação de promoção da saúde e inclusão social por meio de esportes como basquete, natação, atletismo e futebol. “Foi um ano brilhante, graças a um trabalho conjunto, que começa pela diretoria do Sesi, que sempre nos apoia”, avaliou.

A dona de casa Edvânia Limeira da Silva é mãe do Michael, de 22 anos. Eles são da cidade de Belém. Os benefícios alcançados após o ingresso no basquete autista do Sesi valem a viagem. Um deles é o maior controle na administração dos remédios e a questão comportamental. “[O programa] foi uma bênção! O comportamento também está outro, pois, já consigo sair na rua com ele. Então, eu só tenho que dizer: obrigada!”, revelou.

O coordenador de Vida Saudável do Sesi, Eduardo Andrade, afirma que a perspectiva para 2024 é de aumentar e melhorar a estrutura para atender ao público do programa. Para os alunos do espectro autista, explica, os planos são de instituir uma equipe multidisciplinar, oferecendo também orientações e um apoio maior aos pais e familiares que os acompanham nas atividades nas piscinas e nas quadras do Sesi.

“Profissionais como terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, além de outros educadores físicos serão envolvidos neste serviço. O intuito é oferecer uma ação mais consistente e completa aos alunos, fazendo com que eles progridam, cada vez mais, por meio da inclusão social promovida pelo esporte, em conjunto com a área de saúde”, explicou.

Convidados especiais

A festa de encerramento do PSPCD contou com a participação de convidados especiais: a garotada do CSA sub-15, que participou de um jogo de futsal contra o time de surdos do Sesi. O convite foi aceito pelo coordenador das categorias de base do clube azulino, Marquinhos Mossoró, e contou com o apoio do diretor de futebol das categorias de base, Alan Lima.

O treinador do atual campeão alagoano da categoria, Geovane do Nascimento, falou sobre a experiência diferente vivida pelos atletas. “A gente está aqui, justamente, para prestigiar esse momento e, assim, fazer os nossos atletas vivenciarem essa ação social que é importante para nossa sociedade”, concluiu. A partida terminou em 7×2 para o Sesi.