05/02/2024

Tempo médio de leitura estimado: 2 minutos

Robótica: Robomac conquista três troféus de primeiro lugar no regional de Pernambuco

Notícias SESI

Equipe se aproxima do índice mais alto na categoria Desafio do Robô


O Estado de Alagoas foi muito bem representado na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica realizada no Sesi Paulista, em Pernambuco, na última sexta-feira (2) e no sábado (3). A equipe Sesi Senai Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, conquistou três troféus de primeiro lugar e retornou à capital alagoana com o orgulho de ter alcançado um índice alto em uma das categorias.   

A bandeira alagoana flamulou no lugar mais alto do pódio no Desafio do Robô, no Projeto de Inovação e no Desempenho do Robô. No Desafio do Robô, os alagoanos alcançaram 520 pontos, um dos maiores índices do Brasil na categoria que chega até 550 pontos.

Equipe conquistou alto índice no Desafio do Robô | Cortesia

Esta etapa reuniu 36 equipes de escolas públicas e privadas, e equipe de garagem de Pernambuco, Alagoas, Aracaju, Paraíba e Rio Grande do Norte, nas modalidades First Lego League (FLL) Challenge e First Tech Challenge (FTC).

A temporada 2023/2024 foi batizada de “Masterpiece” e desafia os estudantes a pensarem como o teatro, o cinema, a música e o design permitem criar o futuro. O projeto de pesquisa da Robomac se chama “Arte em Braille” e surgiu da paixão de uma das integrantes da equipe pela pintura.

Pensando na inclusão, os alunos do Sesi Senai Benedito Bentes pensaram em reproduzir pinturas em alto relevo em superfície de MDF, por meio de uma máquina CNC, possibilitando que pessoas cegas “enxerguem” os quadros. Para quem tem baixa visão, a solução está na escolha de cores mais vibrantes. O projeto inclui caixas de som com audiodescrição para que pessoas com deficiência visual possam apreciar a arte.

Robomac conquistou três troféus em Paulista-PE | Cortesia

As equipes mais bem avaliadas nos regionais ganham o direito de competir na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL). O desafio acontece em Brasília-DF, de 29 de fevereiro a 2 de março próximos.