22/01/2026

Tempo médio de leitura estimado: 3 minutos

Notícias Notícias SENAI Notícias SESI

SENAI aponta educação profissional como motor do desenvolvimento municipal

Em palestra na Feira dos Municípios Alagoanos, superintendente nacional da instituição destaca impacto da qualificação na empregabilidade e na renda


A educação profissional tornou-se uma das principais alavancas de desenvolvimento econômico e social no Brasil. A afirmação é do superintendente nacional de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado, que proferiu a palestra “Educação Profissional como Estratégia Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico” durante a programação da Feira dos Municípios Alagoanos, na manhã desta quinta-feira (22). A apresentação ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e teve a participação da diretora de Educação do SESI SENAI Alagoas, Cristina Suruagy.

Segundo Morgado, o desafio da qualificação profissional, hoje, é mundial. A rápida transformação das profissões, impulsionada pelo avanço das tecnologias e da inteligência artificial, exige formações cada vez mais especializadas e conectadas às demandas reais do setor produtivo. “O SENAI sempre buscou estar alinhado à indústria, identificando necessidades concretas para transformar isso em cursos e oportunidades reais de empregabilidade”, afirmou.

Os resultados dessa estratégia aparecem de forma clara nos números. Há mais de duas décadas, o SENAI mantém um índice médio de 85% de empregabilidade entre os alunos que concluem cursos técnicos, em até um ano após a formação. O dado, segundo Morgado, comprova que a educação profissional se tornou um caminho efetivo para a inserção rápida no mercado de trabalho, especialmente para os jovens.

O impacto também se reflete diretamente na renda. Quem conclui um curso técnico pelo SENAI pode alcançar um aumento salarial de até 25% em comparação a trabalhadores sem essa qualificação. “Educação profissional eleva a produtividade, fortalece a economia local e gera desenvolvimento sustentável para os municípios”, destacou.

Para Morgado, esse efeito é potencializado pelas parcerias com os municípios e com a indústria. Em Alagoas, o SENAI e o SESI apresentam, por meio do programa Cidade do Amanhã, um conjunto de soluções voltadas à capacitação profissional, educação de jovens e adultos integrada à qualificação, saúde, inovação e consultoria em gestão pública. “Os municípios precisam estar preparados para atrair investimentos e aumentar sua competitividade, e o SENAI atua exatamente nesse ponto”, explicou.

Presença estratégica

A presença do SESI e do SENAI na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, realizada de 22 a 25 de janeiro no Centro de Convenções de Maceió, reforça esse posicionamento estratégico. Com mais de 140 estandes e público estimado em 30 mil pessoas, o evento se consolida como espaço de articulação entre poder público, setor produtivo e instituições que apostam na educação profissional como motor do desenvolvimento econômico e social.

Álbum de fotos no Flickr.