Plataforma voltada para a disseminação das exposições, ações educativas, publicações, conteúdos e processos museológicos do museu interativo
10/01/2024

Tempo médio de leitura estimado: 6 minutos

Sesi Lab a um clique: conheça as possibilidades do Acervo Digital

Notícias SESI

Plataforma voltada para a disseminação das exposições, ações educativas, publicações, conteúdos e processos museológicos do museu interativo


Plataforma voltada para a disseminação das exposições, ações educativas, publicações, conteúdos e processos museológicos do museu interativo

O Sesi Lab retoma as atividades ao público nesta terça-feira (2) com programação especial de férias e entrada gratuita até 4 de fevereiro. Mas você sabia que o museu 100% interativo, instalado em Brasília, está a um clique de distância e pode ser explorado de qualquer lugar? Quem não teve a oportunidade de ir até o museu ainda, pode conferir praticamente tudo online, graças ao Acervo Digital, lançado no início de novembro. 

Na plataforma estão disponíveis conteúdos técnicos, divididos em coleções, sobre os mais de 100 aparatos de longa duração e obras de arte expostas no SESI Lab, bem como conteúdos relacionados ao programa educativo, programação editorial, entre outros. Para conferir tudo é só acessar acervo.sesilab.com.br

Com o lançamento da plataforma, o museu passa a integrar uma nova geração de instituições que nascem com presença digital, isto é, com um modelo mental e uma cultura organizacional que pensa e cria serviços, recursos e produtos tanto digitais quanto físicos. 

Última edição da “Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros”, realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), aponta que 58% dos museus digitalizavam os acervos em 2016, crescendo para 68% em 2021.  Seguindo a mesma tendência nacional, o Acervo Digital do SESI lab é uma iniciativa pensada desde a criação do museu, em novembro de 2022, e integra a lista de metas previstas no plano museológico.

“O lançamento do Acervo Digital marca o início de uma atuação estruturada do SESI Lab para além do seu espaço físico, possibilitando que o público conheça o acervo de aparatos interativos, obras de arte, publicações, roteiros e oficinas educativas, entre outros conteúdos, em uma plataforma que possibilita um diálogo mais participativo e qualificado com os diferentes públicos do museu”, analisa Agnes Mileris, gerente de Programação Cultural do Sesi.

O software livre utilizado é o Tainacan, plataforma online para a criação de repositórios digitais e difusão dos acervos com foco em mídias digitais. É a ferramenta oficial do Ibram para bibliotecas digitais para acervos museológicos.

Explore as coleções inseridas no Acervo Digital

As coleções que compõem o acervo digital do SESI Lab tornam o universo das artes, ciências e tecnologia mais acessível para as pessoas interessadas em aprender, descobrir e se maravilhar com o conhecimento. É possível ter acesso a exposições, ações educativas, publicações e demais programas desenvolvidos pelo museu. Vamos juntos explorar?

Programa de Acessibilidade: Essa coleção apresenta os materiais utilizados para as ações de acessibilidade do Sesi Lab. Estão disponibilizados os audioguias e os videolibras da exposição de longa duração do museu.

Exposição de Longa Duração: Coleção é formada pelos aparatos interativos e obras de arte que compõem a exposição de longa duração do Sesi Lab. A exposição está dividida em três galerias: Fenômenos no Mundo; Aprender Fazendo e Imaginando Futuros, além dos aparatos da Área Externa. Trazendo uma perspectiva interdisciplinar, a exposição de longa duração oferece uma visão sistêmica dos processos científicos e tecnológicos, de forma a ampliar as possibilidades de leitura e compreensão sobre os fenômenos naturais e sociais que acontecem no mundo.

Programação Educativo: Fomentar o pensamento crítico, a criação e a transformação do mundo com ética e responsabilidade socioambiental, a partir da conexão entre processos artísticos, científicos e tecnológicos em diálogo e colaboração com os diferentes públicos. Esse é o objetivo do Programa de Educação do SESI Lab, que realiza diferentes ações de mediação educacional com seus públicos. Parte dessa produção educacional está disponível nessa coleção.

Exposições Temporárias: A coleção apresenta as exposições temporárias que já ocorreram no SESI Lab, desde a sua inauguração. Por meio dessa coleção, o público poderá conhecer a diversidade de temas e formatos expositivos já apresentados, bem como entender mais as possibilidades de criação expositiva em torno dos temas das artes, ciências e tecnologia.

Programa Editorial: A coleção apresenta os itens que foram produzidos para a divulgação das ações e do conhecimento gerado no SESI Lab. São livros, catálogos e folders de divulgação que trazem a diversidade e a riqueza dos processos museológicos desenvolvidos pela instituição.

Lab.LED: O painel LED é parte integrante do Programa de Exposições do SESI Lab como ação de extroversão que deve reforçar o potencial do museu como centro voltado à divulgação artística, científica e tecnológica. As dimensões do painel são de 11,52m x 8,97m, e sua capacidade de resolução máxima é de 7488 x 5616 pixels, próxima do 8K. Essa coleção apresenta o material que já foi exposto no painel, potencializando o seu papel como espaço de experimentação, imersão e criatividade.

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade. Desde a inauguração, em novembro de 2022, mais de 252 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo.

O Sesi Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.

Sesi LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

Onde fica: Setor Cultural Sul – Brasília, DF
Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br
Parceiros estratégicos: Neoenergia e ANEEL